A saúde global tem passado por um de seus maiores desafios: a Pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus. TV, jornais, internet e conversas que circulam em mídias sociais, são bombardeados diariamente com informações sobre este fenômeno; seja por atualizações epidemiológicas, descobertas, possíveis tratamentos, ou práticas de prevenção.
As recomendações, respaldadas por organizações e instituições internacionais e nacionais, são constantemente atualizadas frente à propagação do Coronavírus nas diferentes regiões do mundo. Nesse sentido, são tomadas medidas políticas, econômicas, e principalmente sanitárias.
Por um lado, a facilidade do acesso às informações permite o conhecimento em tempo real. No entanto, por outro, a qualidade e veracidade desses conteúdos se tornam um preocupante problema no enfrentamento da doença.
Infelizmente, as Fake News (notícias falsas), também estão presentes diante da Pandemia de Covid-19. A disseminação de informações e prática infundadas compromete a saúde individual e coletiva, prejudicando importantemente os esforços para a contenção da situação.
Sempre busque informações fidedignas, de fontes seguras, como àquelas que procedem de instâncias governamentais, científicas ou de saúde reconhecidas. Evite que informações irreais impactem negativamente na sua saúde e dos que estão à sua volta. O momento carece de responsabilidade e discernimento sobre o que é apresentado e compartilhado. Atualize seus conhecimentos de maneira consciente!
Além disso, não se esqueça: permaneça em casa (aos que não atuam como profissionais de saúde e em serviços essenciais) e higienize suas mãos e superfícies frequentemente!