A assistência humanizada é fundamental para o sucesso do tratamento e a recuperação do paciente/usuário.
De acordo com o Ministério da Saúde, Humanização é a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo, tais como: autonomia, corresponsabilidade, vínculos solidários, participação coletiva nos processos de gestão, dentre outros. Isto quer dizer, todos são convocados a fazer parte do processo.
Humanizar, de acordo com Rech (2003), “é tratar as pessoas levando em conta seus valores e vivências como únicos, evitando quaisquer formas de discriminação negativa, de perda de autonomia, enfim, é preservar a dignidade do ser humano”.
Antes de entender o paciente/usuário como apenas um consumidor em busca de um serviço de Saúde, é preciso que o entendamos como um indivíduo fragilizado, portanto, em sua condição física e/ou psicológica, o que exige nesse momento uma postura humanística e ética no que se refere ao acolhimento e respeito por parte dos profissionais a este usuário, não podendo esquecer que este mesmo conceito deve ser aplicado pelos gestores aos profissionais que tenham um contato direto com os usuários que buscam atendimento.
A humanização depende de nossa capacidade de falar, de ouvir e do diálogo com nossos semelhantes (Dias, 2003).
Portanto, não basta somente ciência e tecnologia para atender o cliente. Ao levarmos em conta somente esses aspectos, ofereceremos um atendimento desumanizado, pois o processo de humanização não se resume somente às ações técnicos e mecânicos, mas compreende o paciente como um todo e, para isso, é necessário o comprometimento de toda a equipe para a assistência de forma integrada e preparada.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 4. ed. 4. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.72 p.: il. color. (Série B. Textos Básicos de Saúde)
Dias MAA. Notícias hospitalares: novo conceito de hospedagem ao cliente. Ago/Set de 2003 nº 42, ano 4. (http://. noticiashospitalares.com.br/set2003/pgs/hotelaria.htm
Rech CMF. Humanização hospitalar: o que pensamos tomadores de decisão a respeito? São Paulo 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.